top of page

Ensaio fotográfico: "Composto Mulíebre"

Realizado em 2019, nas aulas de Fotografia da Graduação em Relações Públicas. Idealizado por Caroline Santana e Samantha Cortijo, sob a orientação do fotógrafo e professor Elinaldo Meira.

Equipe Técnica:

  • Janaína Santos - Produção Fotográfica

  • Thaís Araújo - Modelo

  • Caroline Santana - Modelo e Criadora do projeto

  • Samantha Cortijo - Modelo e Criadora do projeto

Utilizando como referência a fotógrafa norte-americana Carrie Mae Weems, que realiza trabalhos fotográficos de temas relacionados à racismo, desigualdade e questões de gênero, decidimos seguir essa mesma linha. Ao criarmos nossa equipe, percebemos que éramos um grupo composto somente por mulheres, tendo cada uma sua cor, tipo de cabelo, medidas, crenças e valores, mas com uma coisa em comum: todas vítimas de inúmeros preconceitos e imposições feitas pelo meio social que vivemos, pelo simples fato de sermos mulheres. Diante da questão, que nos incomoda e nos inspira à luta, decidimos colocar algumas situações cotidianas, retratadas na fotografia de forma subjetiva, às vezes, óbvia, mas de maneira impactante e conceitual.

composto 1.PNG
composto 2.PNG

Insight

 

A partir do momento que definimos que gostaríamos de trazer fotos com críticas à sociedade machista e opressora que vivemos, procuramos ilustrar situações que ocorrem frequentemente no cotidiano das mulheres e alguns tabus sociais, como: menstruação, homossexualidade, padrões de beleza e comportamento, relacionamentos abusivos e preconceitos. A ideia é que qualquer mulher que tenha contato com as fotos, entenda a mensagem que queremos transmitir.

 

Nas fotos, tínhamos modelos com belezas diferentes, sem maquiagem para trazer naturalidade e cores neutras. Para o cenário, optamos pelo fundo preto para passar a ideia de tensão e de como enfrentamos tudo isso, na maioria das vezes, sozinhas. Uma das ferramentas que utilizamos para dar mais ênfase e mostrar como ficamos vulneráveis em determinados momentos, foi uma luz dramática, com focos específicos e poucos pontos de luz.

 

No dia do estúdio, todas estavam empenhadas e alinhadas com os objetivos finais, por isso o processo foi tranquilo. Além disso, não tivemos a presença masculina, justamente para mostrar que somos independentes e fortes. O principal objetivo do ensaio é trazer uma visão feminina sobre nós mesmas, provocar e demonstrar nossas inquietações diante do problema exposto, com imagens impactantes e de reflexão.

composto 3.PNG

Feedback de Elinaldo Meira

"Eu poderia apenas escrever: Fantástico!

Mas, o meu ofício não permite apenas isto. Tendo sido professor de vocês nesta etapa da vida de vocês, e na etapa da vida minha, portanto, tudo isto soa como partilha, e não apenas uma mera passagem entre nós, dizer "fantástico" seria o caminho mais simples quanto à expressão do meu orgulho (por ter estado professor nesta fase da formação de vcs) e contentamento em ver a obra que produziram dentro do contexto de aprendizagem da Fotografia.

Fotografia é forma de saber, e de expressá-lo coletivamente. Sempre acreditarei nisto. E quando isto se dá na pauta dos tempos em que vivemos, creio que cumpramos uma tarefa política e social necessárias. Divulguem este ensaio, Mulheres! Não o deixe no rol de uma atividade final de Linguagem Fotográfica. Cada foto transmite e transita por questões de identidade do ser mulher, do ser mulher em embate com os fatos da vida social, do embate ao pensar e olhar masculino, o qual me envergonha na condição de homem.

Tanto tecnicamente, quanto esteticamente o obra de vocês está muito bem resolvida, pena que pelo PDF perde-se um pouco da qualidade que, certamente, no arquivo original é superior.

Reitero meu orgulho e satisfação em termos um dia nos encontrado para a troca mútua de saberes.

Com estima,

Elinaldo, prof."

Portfólio - Caroline Santana de Oliveira
Relações Públicas e Coordenadora de Marketing de Influência

bottom of page